Welcome Guest: Entrar | Registrar Bem-vindo: 08 Set 2010 11:20 pm

Índice do fórum Viagens no Exterior Intercambios e cidadanias Europa - Ir ou Não IR

Tudo sobre intercambio e cidadania...

Moderadores: Rod.Mar, BestMan

Europa - Ir ou Não IR

Mensagempor Schwertner em 18 Abr 2006 09:47 am

Muitos sonham em ir trabalhar na Europa, tem uma visão que na Europa tudo é maravilhoso, que tudo é facil. Vem o valor da cotação do Euro e do real e ficam fazendo contas...

O que praticamente todos esquecem é de ver os dois lados da Europa. Muitos enxergam apenas a vida que os Europeus levam e acham que qualquer imigrante tem os mesmos direitos.

Muitos fazem as contas usando os custos que temos no Brasil e fazendo as contas com um sonhado Salario de lá. Acham que vão trabalhar a mesma coisa que aqui e ganhar muito mais. So que se esquecem que o custo de vida lá é muito maior.

Acham que vão ganhar em Euro e ter as despesas em Real. Esquecem que na Europa não tem o jeitinho Brasileiro, se algo der errado não tem como aqui, alguem perto para recorer e pedir ajuda.

As vezes fico me perguntando: Por que muitas pessoas aqui no Brasil que reclamavam que tinham que as vezes trabalhar em uma sexta-feira quando na quinta era feriado.

Na Europa se trabalha 7 dias por semana, 14 horas por dia ganhando menos de 5,00 euros por hora. E no Brasil mal 8 horas e ja se bate o cartão ponto.

Fico perguntanto por que morar na Europa, dividindo um cubículo com muitas outras pessoas, ou mesmo assim um pequeno quarto que muitas vezes é dividido com outros um valor muito maior que pagavam por um aluguel de uma casa ou um apartamento inteiro no Brasil.

Fico me perguntando como conseguem muitas vezes mentir para suas familias no Brasil dizendo que estão bem sendo que a realidade é outra.

Que não podem sair para festas ou tomar uma cerveja para poder economizar, que não podem comprar roupas novas pois na Europa é muito caro e prescisam economizar, que não podem viajar que se viajarem não terão dinheiro para mandar ou economizar para poder voltar ao Brasil.

Que a cada dia tem o medo de serem pegos pela imigração e serem deportados e perderem o pouco que conseguiram e voltar em uma situação muito pior pois muitas vezes deixaram para traz emprego que por menos que ganhavam tinham uma estabilidade, tinham ferias pagas, 13º salario.

Na Europa não temos direito a nada. Que apesar de toda a fartura na mesa que tinham no Brasil. Lá se come o pão que o Diabo amassou pois aqui é mais barato.

Sabe eu ja morei LEGALMENTE nos EUA e na ALEMANHA, viajei por muitos países da Europa, conheço muitos Brasileiros em diversas situações na Europa. E mesmo assim não consigo entender algumas coisas.

Quem foi a alguns anos atrás viveu outra realidade na Europa. A situação nos ultimos 5 anos mudou e muito e esta mudando cada vez mais.

A disputa pelos empregos é muito grande, cada vez se reduz o mercado de trabalho na Europa pois o custo é muito alto e as empresas vão para outros países onde podem produzir o mesmo a um custo muito menor.

Os Brasileiros não são os unicos que tem a ideia de ir para a Europa. Há milhares de Europeus do Leste, Russos, Africanos...etc e todos tem um custo muito menor para chegar a Europa que os Brasileiros.

Além disso, principalmente os Europeus do Leste e Russos ja estão acostumados com o clima Europeu, ja tem uma cultura e costumes muito mais proximos que os Brasileiros. Inumeras são as vantagens e a principal trabalham menos que um Brasileiro.

Cada dia aumenta mais e mais esta concorencia. Sem contar o jogo sujo entre Brasileiros. A muitos casos que Brasileiros denunciam outros brasileiros que estão ilegalmente simplesmente para tirar a vaga deles. è algo lamentavel mas é a dura realidade da Europa.

Se você não tem nada a perder no Brasil, não tem emprego, não tem familia poderá se arriscar na Europa. Mas se for, não vai achando que vai voltar Rico ou que tudo será maravilhoso!!!
Schwertner
* Fundador do Forum * Editor

Concordo plenamente!!!

Mensagempor Rod.Mar em 18 Abr 2006 01:26 pm

Concordo com o Jonas ....

eu estou legalmente na Italia .... e vim para ca com um "sonho" de me tornar cidadao Italiano, trabalhar e ganhar meu dinheiro (Nunca sonhei em ficar rico pois isto sei que é impossivel ... talvez no Japao hehehehe)

Aqui na Italia a situaçao esta bem como o Jonas disse .... uma verdadeira guerra por trabalho ... existem muitissimos imigrantes (Marroquinos, chineses, poloneses, albaneses, Russos, Croatas, Ucranianos, Romenos, Nigerianos, Africanos, .. e por ai vai) que estao literalmente trabalhando em troca da comida!!

O salario as vezes chega a €3.00 a hora para quem nao tem documento (ou seja, esta ilegal aqui)!!!

Fazer contas basicas do tipo: Aqui no BRasil gasto tanto com comida, la tb vou gastar este mesmo tanto .... !!
Isto nao da certo ... os custos aqui sao muito maiores ... se vc viver so de macarrao todos os dias (macarrao com molho basico), e uma carne uma vez por semana .... vc vai gastar no minimo €100.00 por mes!!! .... E posso dizer por experiencia, pois tb ja fiz isto, comer macarrao todos os dias ... por varios meses ... è muito f**a!!! vc acaba comprando outras coisas ... ai .. gasta mais!!!
E sabe .. quando vc atinge esta fase ... vc perceber que no Brasil nao è tao complicado assim .... que ai nao estamos tao ruins assim!!!

Claro ... a crise no Brasil è forte ... Mas, aqui tb esta em crise!! Aqui na Italia esta uma crise tao forte que hj nos jornais saiu uma materia dizendo que se continuar assim a Italia nao dura mais 5 anos na Comunidade Europeia ... que tera que deixar o Euro!!

Galera ... muito cuidado com a imagem que os outros brasileiros vendem daqui ... Eu conheço varios brasileiros que passam necessidades aqui para manter uma "imagem" para a Familia de que aqui se esta bem ...

Conheço um pessoalmente que so come uma vez por dia para poder enviar mais dinheiro para o Brasil (e nao è muito nao ... ele manda uns 600 euros por mes ... !!)

Muito Cuidado!!

Abraços a Todos!
Rod.Mar

Mensagempor Schwertner em 18 Abr 2006 01:40 pm

A Europa é o melhor lugar para se viver para quem tem Grana para comprar uma Casa e tem uma renda que de para ter uma boa vida. Eu sempre morei legalmente no exterior. Morei na Alemanha em um Hotel 3 Estrelas mas com a melhor vista da cidade.

viajei muito, o que ganhava gastei praticamente tudo viajando.

Se você quer ir para o exterior prescisa saber o que você quer. Se quer conhecer apenas uma nova cultura, se você quer ganhar dinheiro ou se você quer viajar. Não da para escolher tudo.
Schwertner

Mensagempor AndyLR em 21 Abr 2006 11:17 am

Gostaria de deixar minha opinião...

Quando uma pessoa parte rumo a Europa hoje em dia, depende muito do objetivo dela (como citado no post anterior), se ela for somente pensando em fazer dinheiro e depois voltar, acredito que não seja o local certo...(talvez EUA/Canada/Australia/Japão?), depende se a pessoa for legal/ilegal pois isso acredito que seja crucial na hora de se estabelecer num país em vários aspectos.
Depende se a pessoa conheça a língua, (e não o tal "básico"), depende se a pessoa já sabe como é o clima/cultura europeu no geral (por exemplo não certos caras que vão aqui no Brasil pra praia curtir um sol, uma cervejinha, mulheres de bikini, seu carrinho com o som turbinado e depois a tal "peladinha no fim da tarde", acredito que um cara com esses costumes dificilmente adaptaria lá na Europa, mesmo ele sendo filho do dono do banco tal. Pessoas que são sentimentais, muito ligado a sua família, ou, que não sabem se virar sozinhas...

Outro fator importante, infelizmente com relação a cor da pessoa (pois ultimamente tenho lido que os tais "partidos" de extrema-direita (muito dos quais posseum milhares de skinheads) tem aumentado muito seu eleitorado, cito por exemplo o BNP da Inglaterra, NPD da Alemanha, Forza Nuova da Itália...).
Depende muita se a pessoa esteja disposta a encarar qualquer tipo de trabalho, como se aqui no Brasil ela não encararia. Digo isso pois, existem muitos formados em universidades e logo na Europa no primeiro trabalho que acha é ser garçom/faxineiro/lixeiro acabam não aceitando ou não executando-o com vontade.
Outro grande fator também seria a grana da pessoa, já que não basta levar uma mixaria, no mímino, uma grana que possa te sustentá-lo por uns seis meses, assim você tem esse tempo de familiarizar-se com as pessoas/clima/cultura... e pensar se vale a pena ficar ou não.

Bem seria isso o que penso.
AndyLR

Mensagempor Schwertner em 24 Abr 2006 09:39 am

AndyLR muito interesante sua colocação.

Sobre o idioma eu vi muitas pessoas lá na Europa e nos EUA que nem o basico sabem falar do idioma do país onde vão....e o pior acham que não vão ser explorados...

Eu sempre recomendei as pessoas a primeira coisa aprendam o quanto mais melhor o idioma do país onde vão...pois assim é a unica arma que tem para se defender ou se virar. è o minimo do minimo que prescisam.
Schwertner

Mensagempor constantino em 31 Jan 2007 12:01 pm

Pra movimentar um pouco o papo, que está um pouco parado.

Eu conheci muito brasileiro na Europa que vive de bico.
Conheço gente que vive de pequenos golpes (e roubos) pra sobreviver.
Outros arranjam empregos que desprezariam aqui e moram com vários outros estrangeiros em apartamentos nos bairros onde queimam carros em Paris.
Tem vida para todo mundo, aqui e lá.
Muitos, se casam pra conseguirem carta de permanência.
Difícil de achar é alguém que sai daqui disposto a lutar por uma vida nova, e mesmo depois de alguma estabilidade resolve ficar.
constantino

Voltar para Intercambios e cidadanias